top of page
Buscar
  • Associação Holandesa

Lindos momentos marcaram a celebração dos 70 anos da Imigração Holandesa em Não-Me-Toque

Marcada por lindos momentos, a celebração dos 70 anos da Imigração Holandesa em Não-Me-Toque teve início com a celebração da Missa Dominical na igreja matriz da comunidade Cristo Rei, o Frei Laerte, responsável pela cerimônia, cativou e emocionou a todos durante a missa.




O Pároco da comunidade, realizou uma homenagem ao senhor Harrie Johannes Stapelbroek, um dos holandeses imigrantes, que teve grande importância na construção do salão de festas da comunidade, que mais tarde recebeu mais atividades das comemorações.


Harrie, em poucas e emocionadas palavras disse "Com aquele lustre, aprendi a soldar, e ele esta ali até hoje" apontando para o lustre que fica no altar da Igreja Matriz.

Após a missa, todos se dirigiram ao salão de festas Cristo Rei, onde foram recepcionados com um belíssimo café da manhã com diversos pratos típicos da cultura holandesa.


Luiz Carlos Wiedthauper, que deixará todos arrepiados durante a missa com belos cantos ao lado de seu filho Tiago Wiedthauper, realizou o protocolo, que em seu primeiro momento, apresentou um vídeo histórico da cultura holandesa no município de Não-Me-Toque, em seguida convidou a presidente da associação Teodora Lutkemeyer para fazer o uso da palavra, a presidente em objetivas palavras, falou da belíssima experiência de realizar um resgate histórico que está sendo feito em parceria com o site PortalNMT, que buscar resgatar memórias e contar histórias de maneira individual de cada imigrante holandês que ainda reside no município, após o pronunciamento, foi apresentado um vídeo de lançamento do projeto que você assista abaixo.


Dando sequência ao protocolo, Luiz convidou o representante do site PortalNMT Stefano Santos, para apresentar o site da associação. Stefano ressaltou a gratidão da empresa em poder aprender com cada história e conhecer mais de figuras e de uma cultura tão importante para a existência e desenvolvimento do município, durante a apresentação do site que esta acessível pelo endereço www.holandesesnmt.com.br, o representante do site de notícias, lembrou a todos que o projeto é um dos primeiros a ser realizado a nível nacional, tornando o site uma central histórico-cultural da cultura holandesa.


O prefeito Pedro Paulo agradeceu posteriormente em seu pronunciamento, a oportunidade de vivenciar parte da cultura holandesa e enalteceu a importância da cultura e destas pessoas para o desenvolvimento do município no cenário nacional.

O Vereador Charles Morais, representando o legislativo municipal no evento, destacou a importância da cultura para o muncípio, e agradeceu a oportunidade de ser autor do projeto que deu no sábado (24) o título de Cidadão Honorário ao senhor Harrie Johannes Stapelbroek.


Para finalizar, a presidente Teodora convidou a todos para a foto oficial, onde todos cantaram parabéns em holandês alegrando assim ainda mais o emocionante ambiente.

Os presentes foram agraciados com um almoço com pratos típicos e durante o período da tarde vários cantos típicos, coral, e muita alegria conduziram a celebração.





Fonte: PortalNMT | Fotos: Teodora Lutkemeyer

172 visualizações0 comentário
bottom of page