selo 70 anos.png
Endereço: Av. Dr Waldomiro Graeff, 939, Não-Me-Toque, CEP: 99470-000
CNPJ: 01.395.617/0001-16  contato: holandesesnmt@gmail.com

©2019 POR PORTALNMT | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

ONS HUISJE – Casa Típica Holandesa

     Em 2003, foi construída a Casa Típica Holandesa na Praça Dr. Otto Schmiedt, por cessão de uso da área pela Prefeitura de Não-Me-Toque, que estimulou a construção por parte das Etnias que integram a Festa dos Povos – Natal Étnico.

   A Casa construída segue o estilo das residência da Província da Brabant, pois segundo o Presidente que liderou a Construção Sr. Willibrordus Henricus van Leishout, a maioria dos imigrantes erradicados em Não-Me-Toque, são provenientes desta região.

   A construção foi viabilizada pela colaboração dos associados da Entidade.

    Nela são realizadas reuniões da entidade, café típico no primeiro domingo de cada mês após a missa dominical, além das festividades do Natal Étnico e Páscoa. Além de outras atividades públicas.

MET KRUIS EN PLOEG

    No ano do cinquentenário da Imigração Holandesa em Não-Me-Toque, em 1999, foi erguido o Monumento “Met Kruis em Ploeg”, na Praça Dr. Otto Schmiedt, em frente à Igreja Católica Cristo Rei.

   O Monumento traz o “Arado” usado pelos pioneiros para desbravar as terras de Não-Me-Toque e retrata a força do trabalho tão presente no perfil deste povo; a “Cruz” que demonstra a religiosidade tão presente na vida das famílias imigrantes.

   Foi uma forma de agradecer à comunidade que tão bem acolheu o povo imigrante, permitindo o crescimento e desenvolvimento do Munícipio.

CASAL HOLANDÊS

    No ano de 2011, o Brasil comemorou o ANO BRASIL – HOLANDA, em comemoração aos 100 anos da imigração Holandesa, em Carambeí – PR. As seis colônias desenvolveram intensa programação.

   Em Não-Me-Toque, foi construído Monumento de um CASAL HOLANDÊS, no canteiro central entroncamento das Avenidas Stara e Guilherme Augustin.

   A estátua representa um casal camponês da Província da Brabant em torno   de 1930 e foi esculpida pelo Escultor Valdir Paulo de Souza, de Soledade/RS, em pedra Jaspe Negro, que é muito resistente (dura) e, no sentido mitológicos, é usada para induzir um estado alterado de consciência e inspirar sonhos proféticos e visões.

   Este monumento é uma das atrações turísticas de Não-Me-Toque.