No episódio 13 de A História - Imigração Holandesa em video, Harrie Johannes Stapelbroek, o filho caçula de Johannes Bernardus Stapelbroek e Johanna Hendrika Stapelbroek Assinck, conta sua trajetória de vida, onde foi um dos diretores-proprietários da empresa Stara fundada por seu pai até 1997, quando resolveu desligar-se para fundar junto com seus filhos a própria empresa, a Stahar – Stapelbroek & Cia. Ltda.
Harrie sempre teve um grande senso humanitário, fazendo que fosse destaque em toda a comunidade, sendo presidente da Comunidade Católica Cristo Rei durante vários anos. Em sua gestão, junto com Edegar Fritzen, liderou a construção do salão de esportes e do salão de festas Cristo Rei. Por 14 anos, atuou como vice-presidente do Lar do Idoso São Vicente de Paulo, onde sua presença foi decisiva nas grandes questões.
Foi presidente do Lyons Clube na gestão de 1975/1976, com relevante atuação social no município. Nos últimos anos faz o papel de São Nicolau, para a alegria das crianças e para manter viva a tradição trazida pelos imigrantes. Harrie guarda com muito cuidado uma coleção de artefatos usados durante a 1º Guerra Mundial 1914/1918 quando seu pai atuou na organização dos quartéis, bem como alguns objetos da antiga oficina de seu pai, fundador da Stara.
Empresário íntegro trabalhador, foi destaque no ano de 1991, quando foi homenageado com o título de “Empresário Cristão do Ano”, no âmbito regional, pela Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE).
Com informações: Livro A Caminho da Esperança – Imigração Holandesa em Não-Me-Toque (Cornélia van Riel e Helaine Gnoatto Zart).
Confira a história completa no vídeo abaixo.
Comments