top of page
Buscar
  • Associação Holandesa

Associação Holandesa disponibiliza livro "Eu era um deles" de Willibrordus Van Lieshout em PDF

Lançado em março de 2021, o livro "Eu era um deles", do imigrante e agricultor Willibrordus Henricus Van Lieshout, está disponível no site da Associação Holandesa em PDF.


Nascido na pequena cidade de Heeswijk na Holanda, em 24 de junho de 1937, Willy conta sua história de vida em um livro de 105 páginas.


O livro relata uma história de vida, de um Homem apaixonado pela esposa Betsie, apaixonado pelos filhos e agricultura, um cidadão que não se acomodou diante das dificuldades impostas pela vida dura na agricultura, tanto na Holanda, quanto da sua chegada ao Brasil no ano de 1958 em São Paulo, depois de 18 dias viajando desde a partida de sua terra Natal.


Dificuldades na Holanda pela pouca perspectiva de crescimento principalmente no setor agrícola, e no Brasil pelo desafio de recomeçar do zero em um País longe de sua família, amigos e seus costumes, e as dificuldades inerentes desta Nação naquela época. Havido por conhecimento a permanência em Holambra (região onde já haviam outras famílias de imigrante Holandeses), logo seu “Willi”, como é carinhosamente chamado, depois de algum tempo, resolveu que deveria ampliar sua atuação na agricultura, e uma das opções era o Sul do Brasil, mais precisamente o Município de Não Me Toque no Norte do Estado Do Rio Grande Do Sul.


No dia 17 de Janeiro do ano de 1961, seu Willi, chega a Não Me Toque, já casado com sua esposa Betsie. No Município, as dificuldades foram muitas, mas com persistência, dedicação e trabalho, a Família Van Lieshout, foi superando os obstáculos. Já ambientado em Não Me Toque, seu Willi, teve papel importante para o crescimento e inovações no setor agrícola, com experimentos na área, e com inovações e tecnologia aplicada a agricultura e assim contribuindo para transformar este que é hoje reconhecido como a “Capital Nacional da Agricultura de Precisão”.


A vida Social da Família Van Lieshout teve atuação decisiva em vários segmentos da Sociedade Não-me-toquense, com intensa participação em várias entidades como ACINT, SICREDI, SINDICATO RURAL, ASSOCIAÇÃO HOLANDESA, COTRIJAL entre outras, contribuindo para o crescimento econômico do Município.


O livro faz referencias a pessoas que ajudaram e apoiaram o casal Van Lieshout, bem como a Comunidade de Não-Me-Toque que os acolheu. A história de vida do senhor Willibrordus Henricus Van Lieshout é mais um relato da Imigração Holandesa ao Município que transformou este pequeno pedaço de terra no norte do Rio Grande do Sul, em referência na agricultura com sua importância econômica para a região.




Base do Texto Antônio Sadi Ribas (26.03.2021), complementado por Associação Holandesa em 18 de agosto de 2023.

74 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page